O Mouraria Creative Hub é a primeira incubadora a apoiar projetos e ideias de negócios das indústrias criativas como Design, Moda, Media, Música, Azulejaria, Joalharia ou Tapeçaria, disponibilizando postos de trabalho individuais com internet gratuita, uma rede de mentores seniores, formação e consultoria à medida, acesso a soluções de financiamento dos projetos e apoio à comercialização. E ainda um network estimulante e uma programação cultural regular.
A História do lugarO edifício localizado na Rua dos Lagares é uma antiga propriedade senhorial do séc XV que se tornou em 1998 propriedade do município, a sua recuperação, a cargo da autarquia foi conseguida através de fundos comunitários que chegaram aos dois milhões de euros. O edifício com 1,400 m2 manteve as suas características morfológicas e a tipologia de construção com influências islâmico-medievais, tal como as suas particularidades fundamentais, as escadas e as estruturas em madeira.
Originalmente constituído por 5 edifícios pré-pombalinos, protegidos por um muro de pedra setecentista a infra-estrutura do centro contém ainda duas fontes originais. Uma delas com peças de porcelana oriental, búzios e conchas, detalhes que remontam para a expansão portuguesa e a segunda revestida de azulejo, datada no mesmo período. A Mouraria é um bairro que desde os primórdios do século XII tem um historial de problemas sociais de pobreza, exclusão e marginalidade, o que não subtraiu a sua potencialidade em termos de património edificado nem a sua posição privilegiada na cidade. Tendo em conta estes aspectos, em 2010 a Câmara Municipal decidiu avançar no sentido de requalificar o bairro histórico. Em 2011, com o apoio financeiro do QREN deu-se início às obras de reabilitação do Quarteirão dos Lagares sob a premissa de manter as propriedades originais do largo dos Lagares. |
|